O conceito de bem-estar animal refere-se a uma boa ou satisfatória qualidade de vida que envolve determinados aspectos referentes ao animal tal como a saúde, a felicidade, a longevidade (Tannenbaum, 1991; Grecchi, 1995).
Um dos conceitos mais populares de bem–estar animal foi dado por Barry Hughes que o define como “um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia” (Hughes, 1976). Outra definição foi dada por Broom (1986) em que o bem-estar animal é definido pela “sua capacidade em se adaptar ao seu meio ambiente”.
No entanto há diversas perspectivas sobre o que é mais importante para se obter essa qualidade de vida. Todas essas perspectivas levam a que possamos perceber que há muitos aspectos a ter em atenção e que nenhum deles podem ser considerados certos ou errados, mas que apenas correspondem a diferenças de valores e de opiniões. Assim, o conceito de bem-estar animal tem de representar um consenso entre os cientistas e o público em geral. Tendo por base este consenso surgiu as cinco liberdades dos animais teoria criada pelo professor John Webster e divulgada pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC): ele deve ser livre de fome e de sede; livre de desconforto; livre de dor, lesões ou doença; livre para expressar os seus comportamentos normais; livre de medo e aflição.

O HSC Centro de Equoterapia de Araçatuba tem uma preocupação constante com o bem estar animal, por isso os animais são vermifugados de 6 em 6 meses, os animais realizam casqueamento de 3 em 3 meses e odontologia equina de 6 em 6 meses. Também temos o presente para instrução de aimentação adequada, qualidade de vida e médico veterinário.

Animal realizando Odontologia Equina


Animal Realizando Casqueamento

adminSaúde e Bem Estar Animal